O encerramento da 52ª edição do Café com Sustentabilidade FEBRABAN foi marcado por homenagens a pessoas que idealizaram, apoiaram e contribuíram para que o evento chegasse à sua primeira década como um fórum qualificado de discussão sobre temas socioambientais. O presidente da FEBRABAN, Murilo Portugal fez a entrega do presente, uma bandeja elaborada com cápsulas recicladas de café expresso, aos homenageados: Cida Bento do CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, que promoveu um trabalho pioneiro com o setor bancário na valorização da diversidade; Mário Monzoni, professor e coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas..(GVCes), que elabora os estudos técnicos com a FEBRABAN; Sérgio Odilon, que foi chefe do departamento de regulação do sistema financeiro do Banco Central e coordenador da Resolução 4.327; Sonia Favaretto, idealizadora do Café com Sustentabilidade em 2007 Fabio Barbosa, presidente da FEBRABAN entre 2007 e 2011 e um dos principais líderes nacionais em sustentabilidade. Mário Sérgio Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais da FEBRABAN, destacou ainda o trabalho da equipe que coordena o Café com Sustentabilidade, entre elas Alessandra Panza, e agradeceu à plateia pelas contribuições ao longo dos últimos dez anos. Ao final do evento, foi distribuída aos participantes a publicação comemorativa “Café com Sustentabilidade; 10 Anos de História 2007-2017”, que traz a trajetória dos Cafés em detalhes e depoimentos, disponível no endereço www.cafecomsustentabilidade.com.br

Segundo o diretor da FEBRABAN, a força-tarefa do FSB e suas recomendações são um tema que chama à ação prática. “Mais do que acreditar que isso é importante, temos de entender que essa é, de fato, uma oportunidade para nós, enquanto país, nos destacarmos positivamente e assumirmos algum tipo de liderança na economia mundial”, afirmou Vasconcelos, convidando os bancos e outras organizações parceiras a participarem desse esforço de adaptação às recomendações. “São passos importantes que serão dados coletivamente. Os desafios estão postos: vamos nos juntar e trabalhar com transparência e com ética para que possamos construir desde já um presente melhor, não só um futuro melhor”, concluiu.

Mário Monzoni
Alessandra Panza
Fabio Barbosa
Cida Bento
Sonia Favaretto
Sérgio Odilon
Bandeja com cápsulas recicladas de café expresso e publicação comemorativa 'Café com Sustentabilidade' 10 anos de História.